Código de ética

Código de Ética

 

1. Histórico e Aprovações

 

RevisãoAlteraçõesData
00Emissão inicial21/03/2022
01Revisão do CE.
Inclusão do Canal de Denúncia.
10/07/2022
02Inclusão tópico Direitos Humanos01/11/2023
ElaboradorRevisorAprovadorData
Vanessa GoulartMoacir RicardoGilmar Fernandes01/11/2023
Garantia da QualidadeTSTDiretoria

 

2. Objetivo

O Código de Ética tem por objetivo oferecer uma compreensão clara sobre as condutas que orientam os nossos negócios e relacionamentos.

3. Referência

CLT – Consolidação das leis do trabalho, Decreto Lei nº 5.452, de 1º de Maio de 1943.

4. Responsáveis

Alta Direção: Prover recursos necessários e definir as responsabilidades e autoridades para cumprimento destes requisitos.

Liderança: Zelar pela garantia do cumprimento dos requisitos deste código de ética e assegurar que os resultados pretendidos sejam alcançados.

Garantia da Qualidade: Realizar treinamentos, comunicação e monitoramento dos requisitos descritos neste código de ética e a sua conformidade no atendimento pelos colaboradores.

Colaboradores: Atender as atividades definidas neste código de ética.

5. Descrição das atividades

A HP Embalagens se adequa e está comprometida com estes requisitos, estimulando seus colaboradores, prestadores de serviços, clientes, acionistas e fornecedores a valorizar, incorporar e disseminar os paradigmas relacionados neste contexto.

5.1 Integridade

A HP Embalagens conduz suas atividades de forma ética, com respeito e integridade. A integridade é a base de tudo o que fazemos. Alinhamos as nossas ações de acordo com as nossas palavras e cumprimos o que prometemos. Construímos e consolidamos nossa reputação com base na confiança.

5.2 Justiça / Respeito – Direitos Humanos

A HP Embalagens respeita os direitos humanos e não pratica bem como repudia o trabalho forçado, respeita as diferenças entre os colaboradores e oferece oportunidades iguais de trabalho, tendo como critério a qualificação e o mérito.

Não é praticado nenhum tipo de discriminação, seja com base em raça, cor, credo, religião, origem geográfica, classe social, idade, incapacidade física ou mental, gênero, orientação sexual, aparência física, associação/filiação política, estado civil ou qualquer outra condição.

Nas relações interpessoais, busca-se a predominância do entendimento, a liberdade de expressar ideias, o diálogo permanente, além de uma relação mútua de respeito e cordialidade.

5.2.1 Trabalho Infantil

A HP embalagens não utiliza e repudia a utilização de mão-de-obra infantil (menores de 16 anos).

5.2.2 Saúde e Segurança

A HP Embalagens zela pela segurança e integridade de seus colaboradores, prestadores de serviços e visitantes, propiciando um ambiente de trabalho sadio e seguro, provendo acesso à água potável, banheiros limpos e ações para a prevenção de acidentes.

A empresa adota medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde e disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPI) aos seus colaboradores, sem ônus, além de programas de segurança, treinamentos e diálogos de segurança para a conscientização de todos. Estão ainda disponíveis os mapas de riscos e rotas de fuga nos processos. É responsabilidade do colaborador seguir as políticas e procedimentos da empresa relacionados a saúde e segurança.

5.2.3 Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva

A HP Embalagens respeita o direito dos colaboradores de se associarem a sindicatos de sua escolha, sem qualquer consequência negativa.

Asseguramos que o representante sindical dos colaboradores não seja objeto de discriminação e que tenha acesso aos seus representados no local de trabalho.

5.6 Práticas Disciplinares

A HP Embalagens cumpre as normas e leis vigentes no país, aplicando as medidas disciplinares previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) a todos os colaboradores que apresentarem desvio de conduta. Essa prática assegura a qualidade e a segurança de nossas operações.

A empresa não pratica e repudia o uso de punições corporais, abuso verbal, coerção física ou mental.

5.7 Horário de Trabalho

A HP Embalagens está em conformidade com as leis aplicáveis quanto à jornada de trabalho e não exige que os colaboradores excedam às 44 horas semanais.

A empresa respeita a não obrigatoriedade das horas extras e em caso de demandas extraordinárias de curto prazo, remunera os seus colaboradores conforme estipulado em Convenção Coletiva.

5.8 Remuneração e Desenvolvimento

A HP Embalagens repudia qualquer prática discriminatória em seus processos de seleção, admissão e promoção.

A empresa seleciona os colaboradores e os nomeia para cargos com base em suas qualificações para o trabalho. Sempre que possível, a empresa busca priorizar colaboradores internos para o preenchimento de vagas. A HP Embalagens propicia um ambiente de trabalho que promove o desempenho pessoal e o contínuo aprendizado.

A HP Embalagens garante aos seus colaboradores uma remuneração equitativa internamente e busca sempre o equilíbrio com o mercado.

A empresa busca manter uma política de benefícios atraente e assegura que as deduções nos salários estejam autorizadas e descritas de forma clara no demonstrativo de pagamento dos colaboradores.

5.9 Corrupção, Propina, Fraude e Suborno

A HP Embalagens não efetua pagamentos irregulares com a finalidade de realizar negócios, influenciar decisões em benefícios da empresa ou induzir pessoas a conceder permissões indevidas.

A HP Embalagens proíbe terminantemente a prática de subornos, propinas, corrupção ativa ou passiva no relacionamento com o governo, partidos ou candidatos políticos, empresas públicas ou privadas, bem como concorrência desleal, comissões não licitas, falsificação de documentos e pagamentos similares que, além de ir contra os princípios éticos, podem sujeitar a empresa e os colaboradores envolvidos a processos criminais e a penalidades legais.

Essa proibição se aplica também a representantes, prestadores de serviços e fornecedores contratados pela HP Embalagens.

5.10 Conflitos de Interesse

Cada colaborador tem o compromisso de dedicar os melhores esforços em prol da HP Embalagens, evitando o conflito de interesse.

A participação de colaborador, de forma direta ou indireta em empresas que prestem serviços à HP Embalagens ou que mantenham relações comerciais de qualquer tipo, será considerada como atitude não recomendável. No caso de participação de seus familiares em empresas que mantenham relações conosco, espera-se a não participação nas negociações e decisões.

Não é recomendado que o colaborador aceite presentes, exceto brindes promocionais tradicionalmente utilizados e que tenham identificação de marca/propaganda ou de baixo valor comercial como, por exemplo: calendários, canetas, pastas, camisetas, bonés, CDS, etc. Sempre que um brinde ou presente recebido não atender um dos critérios de permissão (valor simbólico), o mesmo deverá ser encaminhado à área de Recursos Humanos para doação.

Não é recomendado a aceitação de dinheiro ou equivalentes monetários (ex.: cheques, cupons ou ações).

A utilização de máquinas e/ou equipamentos da HP Embalagens somente poderá ser efetuada por nossos colaboradores para uso e a serviço da empresa, sendo vetada a sua utilização para fins particulares ou para servir a terceiros. As exceções, bem como a retirada de qualquer objeto, serão realizadas mediante autorização formal do responsável pela máquina e/ou equipamento.

Aos nossos colaboradores não é permitido, em decorrência de cargo ou função que ocupe ou venha ocupar na Empresa, a obtenção de vantagens pessoais.

5.11 Políticas de Relacionamento

Relacionamento com fornecedores: A escolha dos fornecedores baseia-se em critérios profissionais, técnicos, comerciais e estratégicos, mantendo-se sempre de acordo com os interesses e necessidades da empresa, visando a melhor relação entre o fornecedor e a HP Embalagens.

A HP Embalagens baseia-se em 3 cotações sempre que possível, em função da disponibilidade de fornecedores de produtos e/ou serviços necessários, e escolhe a que tiver melhor custo benefício com base em sua devida qualificação. Todos os fornecedores serão tratados com honestidade e objetividade.

5.11.1 Relacionamento comercial

A HP Embalagens compete no mercado com vigor, porém com integridade e respeito às leis que regulamentam a concorrência e as leis antitrustes em todas as jurisdições onde realizar negócios.

Os colaboradores da HP Embalagens não participam de nenhum tipo de acordo formal ou informal que procure limitar ou restringir a concorrência ou trocar informações sobre marketing e vendas.

Entre os acordos ilegais estão aqueles que procuram fixar ou controlar os preços, alocar produtos, mercados/territórios, clientes ou fornecedores.

O objetivo da HP Embalagens é oferecer serviços e produtos competitivos em qualidade, confiabilidade e preços, sem comprometer a integridade dos negócios, utilizando-se apenas dos meios adequados para reunir informações de marketing e informações comerciais sobre nossos concorrentes. Não solicitamos ou extraímos informações confidenciais de um concorrente através de seus antigos ou atuais funcionários.

5.11.2 Relações Sindicais

A HP Embalagens reconhece como necessária à atuação do Sindicato como parceiro nas relações com os seus empregados e atua no sentido de criar e manter um clima propício ao pleno desenvolvimento da Empresa e dos seus recursos humanos.

5.11.2.1 Relações comunitárias

A HP Embalagens, ciente de sua função social, se faz sempre presente junto à comunidade à qual pertence, participando como parceira no encaminhamento dos problemas comunitários às autoridades responsáveis por sua solução.

O colaborador representa a HP Embalagens junto à comunidade local e a sociedade em geral, portanto, sua conduta fora das dependências da empresa deve pautar-se pela correção, pela honestidade e pelo respeito às leis e aos indivíduos, não devendo usar o nome da empresa para exigir de alguma pessoa, empresa ou organização, vantagens não estritamente previstas em contratos ou na legislação.

 

5.12 Confidencialidade

As informações confidenciais de propriedade da HP Embalagens são bens extremamente valiosos e essenciais para nossa competitividade e sucesso futuro, bem como para a proteção contra roubo, danos e exposição não autorizada.

A HP Embalagens respeita os direitos de propriedade de outras companhias e espera que seus colaboradores cumpram todas as leis e compromissos contratuais ou que protegem esses direitos. Caso sua relação com a HP Embalagens termine, por qualquer motivo, continuará sendo seu dever manter a confidencialidade das informações utilizadas ou vistas durante o período em que trabalhou na empresa.

Consideram-se informações confidenciais os dados técnicos e comerciais sobre produtos, objetivos, estratégias de negócios e comercialização, orçamentos, formulários, imagens das instalações e equipamentos, planejamento de curto, médio e longo prazo, volume e condições de vendas, preços de matéria-prima e insumos, resultados de pesquisas, dados estatísticos, financeiros, contábeis e operacionais, bem como outras informações ou dados que estejam relacionados com o interesse empresarial da HP Embalagens.

O respeito à vida particular do empregado será rigorosamente mantido, incluindo informações sobre remuneração e benefícios. O acesso a essas informações é restrito aos gestores e profissionais da área de Recursos Humanos.

Toda comunicação a respeito da HP Embalagens junto a representantes da imprensa ou da comunidade financeira, incluindo repórteres, jornalistas, autores, comentaristas, investidores e analistas, somente será possível se devidamente autorizada pela Alta Direção.
O uso de informações confidenciais da HP Embalagens é restrito às atividades da empresa e em seu benefício.

5.13 Política de Utilização de Mídia Eletrônica

A utilização de qualquer mídia eletrônica deve se restringir as atividades na empresa, devendo ser evitados a troca de e-mails com piadas de mau gosto, com conotação preconceituosa de qualquer natureza, conteúdo pornográfico ou correntes.

5.14 Sistema de Gestão

A HP Embalagens reconhece a importância da melhoria contínua de seu Sistema de Gestão Integrado, estabelecendo e seguindo políticas e práticas sólidas, direcionando os esforços para minimizar o impacto de nossos negócios sobre o meio ambiente, bem como garantir a qualidade e a segurança dos produtos, conforme requisitos dos clientes e legislação aplicável.

5.15 Conformidade

O presente Código de Ética norteia os comportamentos praticados pela empresa e reciprocamente esperados de seus colaboradores, prestadores de serviços, clientes, acionistas e fornecedores.

Tem, por objetivo principal, ajudar cada um a compreender as responsabilidades assumidas quando de sua inclusão no rol de nossos colaboradores, conhecendo os nossos princípios morais e profissionais, assumindo o compromisso de colaborar para a consecução dos objetivos aqui propostos.

O descumprimento injustificado das obrigações assumidas pelo colaborador configura-se como conduta não recomendável em relação à Empresa e seus colegas de trabalho e, consequentemente a não condição de permanência na empresa.

Nossos valores e princípios são transmitidos aos colaboradores e prestadores de serviços no ato da admissão e reforçados anualmente em treinamentos realizados pela área de Recursos Humanos.

5.16 Canal de Denúncia

O Canal de denúncia, disponível aos públicos internos e externos da HP Embalagens, é uma ferramenta de comunicação proativa, transparente, independente, imparcial e anônima para o reporte de violações ou suspeita de descumprimento de qualquer um dos pontos descritos neste Código de Ética.

Qualquer pessoa que se sinta afetada pela HP Embalagens ou seus fornecedores devido a possíveis irregularidades ou divergências contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente, ou que não teve seu problema solucionado pelos canais de atendimento normais da empresa, deve fazer uma denúncia.

Toda denúncia recebida pela empresa será tratada com confidencialidade. Nenhuma retaliação ao empregado ou ao fornecedor será feita por se reportar em boa-fé.

O canal formal de denúncia é o e-mail reclamacao@hpembalagens.com.br

Se você tem sugestões para aprimorar nossa relação, envie uma mensagem para reclamacao@hpembalagens.com.br.

5.17 Programas Sociais

A HP Embalagens consciente de seu papel junto à sociedade promove e participa de programas sociais direcionados à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento da sociedade.

  • Apoio ao ASPAF Associação Projeto parceiros do futuro.
  • Apoio ao Projeto Bichos Vermelhos – Teatro Portátil, teatro de bonecos.
  • PROJETO TIME NOTA DEZ